Pessoas Negativadas podem arrematar em Leilão?

As pessoas negativadas podem participar de leilões judiciais e extrajudiciais, mas isso pode depender das regras estabelecidas pelo leiloeiro ou pelo órgão responsável pelo leilão.
Em geral, os leilões judiciais são realizados para vender bens penhorados pelo Poder Judiciário, como parte de um processo judicial.
Tanto à vista como parcelado, na maioria dos casos quem está com o nome negativado pode participar. Quando forem parcelados os bens ficam gravados com a hipoteca judicial que é um instrumento utilizado pelo Poder Judiciário para garantir o pagamento de uma dívida. Ela é criada por meio de um processo judicial, e pode ser feita tanto em bens imóveis como em bens móveis.
Já os leilões extrajudiciais são realizados por empresas (Bancos e Órgãos do Governo) ou particulares para vender bens que não estão relacionados a processos judiciais.
Nesses casos, as regras podem variar bastante, e fica a critério do leiloeiro ou do órgão responsável pelo leilão aceitar ou não a participação de pessoas negativadas. É importante verificar as regras e os requisitos exigidos para participar do leilão antes de tentar arrematar um bem.
Como a maioria dos leilões extrajudiciais é feita por bancos, pessoas negativadas podem ter dificuldades para obter financiamento para arrematar bens em leilões, já que muitas vezes as instituições financeiras se recusam a emprestar dinheiro para pessoas com o nome sujo.
Nesses casos, a pessoa negativada pode tentar obter um empréstimo com um amigo ou familiar, ou tentar negociar com o leiloeiro ou com o vendedor para pagar o bem em parcelas.
Por isso, para as pessoas negativadas os leilões no Judiciário acabam sendo a melhor opção, pois permitem o parcelamento com entrada de 25% do valor do lance, e o restante em 30 (trinta) parcelas sem juros, apenas correção monetária.
Já no extrajudicial, a maioria dos bancos pode oferecer financiamento e parcelamento nos bens que vão a leilão, mas se o seu nome está negativado no SPC, eles podem não aprovar o financiamento.